David Miranda

Episódios do podcast

#143 - David Miranda

David Miranda conta como foi detido em Londres por colaborar com Snowden

Essa semana o Lado Bi entrevista David Miranda, jornalista, ativista LGBT e marido do também jornalista Glenn Greenwald. Juntos, os dois foram parte da equipe responsável por revelar ao mundo os esquemas de espionagem eletrônica internacional da NSA, a agência de segurança nacional norte-americana.

Miranda recorda-se de quando ficou preso no aeroporto de Heathrow em 2013: “Fiquei detido numa sala sendo interrogado por sete agentes diferentes, sem o direito a me recusar a responder suas perguntas, sob risco de prisão.” Também conta o que fez para tentar voltar a salvo para o Brasil: “Eu estava sozinho, pegaram todo meu equipamento, me deixaram sem nada. Achei melhor não tomar nada que me oferecessem para beber, e me recusei a pisar no solo britânico por medo do que poderia acontecer.”

David Miranda também comenta os recentes enfrentamentos que teve com a família Marinho por causa dos artigos que publicou recentemente sobre o processo de impeachment da presidente Dilma no exterior: “Nossos artigos incomodaram bastante porque tiveram muito alcance e, neles, mostramos os dois lados, apontando a corrupção mas também o teor político do que está acontecendo.” Por fim, lamenta o que vem acontecendo com o programa carioca Rio Sem Homofobia: “Mais de 80% de seus funcionários foram demitidos esse ano. Queremos que esse programa se torne uma política de estado, não algo que fique à mercê de um novo secretário que possa se opor a ele.”

Participe da discussão! Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *