Cartoon Network do Reino Unido censura desenho “Steven Universo” para torná-lo “menos gay”

Canal diz que mudanças no desenho animado servem para garantir que tudo que vá ao ar seja próprio para crianças de todas as idades; fãs protestam

por James Cimino

O desenho Steven Universo, produzido e exibido mundialmente pelo canal Cartoon Network, causou fúria entre os fãs do Reino Unido após ter uma de suas cenas censuradas.

A cena em questão mostra as personagens Pérola e Rosa Quartz dançando juntas de forma muito íntima. Mas quando foi ao ar na TV britânica, uma das personagens teve seu rosto substituído por um personagem masculino.

A filial europeia do canal disse, em nota, que eles “geralmente fazem emendas nos programas diferentemente do que são exibidos nos originais americanos”.

“As redes de TV americanas exigem que os programas tenham uma classificação indicativa. No Reino Unido nós temos que garantir que tudo que vá ao ar seja próprio para crianças de todas as idades. Nós sentimos que esta pequena alteração é mais confortável para pais e crianças locais. Temos grupos de discussão que dizem que nossa programação refletem as preferências do nosso público. Pesquisas mostram que crianças assistem aos desenhos em companhia de seus irmãos menores sem supervisão dos pais”, continua o comunicado.

Pérola, Garnett e Ametista, as três "mães" de Steven Universo

Pérola, Garnet e Ametista, as três “mães” de Steven Universo

Em seguida, no entanto, o canal destacou que “celebra a diversidade — o que se evidencia por meio de vários de nossos personagens e programas”.

Uma petição assinada por mais de 3.000 pessoas discorda. Para eles, o canal britânico “está privando as crianças de certos modelos igualmente necessários em sua formação”.

Ainda de acordo com o documento, Steven Universo é um programa “amado e aclamado por seu inédito retrato de personagens queer. Muitos jovens afirmam que o programa mudou suas vidas”.

No desenho, Rubi e Safira (foto principal) são duas personagens femininas que, combinadas, criam a superpoderosa guerreira Garnet. Em julho, suas criadoras confirmaram as duas personagens são um casal lésbico.

Quando o mesmo tipo de censura ocorreu na França, o ultraje foi idêntico. Lá, no entanto, o canal ouviu os fãs e manteve o desenho original em transmissões futuras.

perola e rosa

As personagens Pérola e Rosa Quartz

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Participe da discussão! Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *