rússia, game of thrones, tv, censura, série, homofobia

Deputado russo quer proibir “Game of Thrones” por série apresentar “desvios sexuais”

Vitaly Milonov arquitetou a lei "anti-propaganda gay", pediu o fechamento de bares e a expulsão de LGBTs das redes sociais e agora quer proibir homens sem camisa

por James Cimino

AVISO: ESTE TEXTO COM CERTEZA NÃO CONTÉM SPOILERS

O deputado russo Vitaly Milonov, o arquiteto notório da lei “anti-propaganda gay” da Rússia, sugeriu que o país deve proibir a série “Game of Thornes” (cuja quinta temporada terminou no domingo, 14) devido a seus inúmeros “desvios sexuais”.

Em uma carta enviada ao Ministério da Cultura da Federação Russa, ele propôs um “conceito para a Proteção do Espaço de Informação Nacional”. As informações são do site “Gay Star News” e dos jornais russos “Izvestia” e “The Moscow Times”. Isso significa que todas as obras culturais teriam agora de ser apreciada pelo governo por sua “qualidade” – isto é, sua “correspondência aos valores tradicionais”. Ou seja, aquilo que no Brasil da ditadura militar chamava-se censura e que no Brasil de hoje, deputados fundamentalistas religiosos tentam reimplantar aqui sob a mesma égide da “defesa das valores tradicionais”.

E não, chamar de censura não é força de expressão. É fato. Quando as obras artísticas, o jornalismo e a publicidade têm de passar pelo crivo de governantes ANTES de serem veiculadas é censura institucional e ponto final. Se você é daqueles que vão além dos títulos da reportagens e quiser saber como funcionava a censura em detalhes, leia esta série que fiz sobre a censura às novelas em 2013 para o UOL: UOL vasculha arquivos da censura às novelas e mostra curiosidades

Mas, voltando ao deputado russo, “Game of Thrones” é um dos programas mais “nocivos” aos valores tradicionais porquer, segundo ele, um em cada dez personagens na série, é um “pervertido sexual” e “essas obras e sua popularização introduzem uma nova matriz para nossas mentes, fazendo-nos pensar que certas coisas e eventos são normais”.

O deputado russo Vitaly Milonov

O deputado russo (e homofóbico) Vitaly Milonov

O legislador São Petersburgo disse ainda que “a televisão e a internet hoje têm a principal função educativa, substituindo e deslocando formas tradicionais de educação e formação das gerações mais jovens”.

E como todo autoritário, negou que queira censurar: “Nós não devemos operar medidas proibitivas eternas. No final, não podemos retirar da web milhares de obras, livros e filmes [quem será que imaginaria uma coisa dessas, não?]. Mas podemos e devemos atribuir a todo este conteúdo um sinal de qualidade.”

Victor Matizen, um proeminente crítico de cinema russo concorda comigo e acusou as sugestões de Milinov de serem “uma tentativa pura para realizar censura”. Pá!

O deputado homofóbico, que também é integrante da igreja orotodoxa russa, tem sido peça fundamental na criação de muitas leis anti-gays e, no passado tentou fechar bares gays e desligar LGBTs das mídias sociais. Ele também propôs que o CEO da Apple, Tim Cook, que recentemente se assumiu gay, fosse proibido pra sempre de entrar na Rússia. No início deste mês, ele propôs um projeto de lei que proibiria homens de andar sem camisa ou em “trajes antiéticos” em lugares públicos.

Coitada dessa gay.

Saiba mais sobre homofobia e a Rússia no programa abaixo:

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Participe da discussão! Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários

Vitor Silva

É pra rir ou pra chorar, com uma notícia dessa? ashuashuashuashu ‘ Não vai demorar muito pra cair na rede um “vídeo íntimo” dessa bichona!

Responder
Pedro Henrique

Ia ter mais credibilidade se tentasse proibir pelo motivo da série ser ruim. Game of ZZzzzzzzz

Responder
Renato Venerano

¨Coitada desta Gay” mesmo!
Cada coisa mais importante para se preocupar e este bosal vai dar importancia para um seriado, e outra se sente incomodado por ver outro cara sem camiseta? Ixi esta mais pra atração fatal pelo mesmo sexo em deputado.

Responder